12 de janeiro de 2013

TPM 12.01.2013


OI GALERINHA!
VAMOS FALAR E PROCURA ENTENDER UM POUCO A TPM
BOM PARA FALAR DISSO E PORQUE ESTOU ENTRANDO NELA E ESTOU ME SENTINDO A MULHER MAIS FEIA DA FACE DA TERRA, BOM BORA LÁ POST A MATÉRIA,BJS.

❀Saúde da mulher passando a limpo o ciclo menstrual e a TPM ❀

Olá meninas!!!

Primeiramente vamos saber um pouco sobre, como funciona o ciclo menstrual.


O ciclo menstrual inicia-se não a partir do sangramento,mas a partir do momento em que um óvulo amadurece, aí é que começa o processo, terminando, caso não haja fecundação, com a descamação do endométrio, ao qual chamamos de menstruação. 
A menstruação é parte de um processo regular que prepara o corpo da mulher para a gravidez todos os meses. Esse ciclo envolve várias fases que são controladas pelas interações de hormônios secretados pelo hipotálamo, pela glândula pituitária anterior (hipófise anterior) e pelos ovários. 
O hipotálamo possui uma glândula chamada hipófise, que produz vários hormônios, dentre eles o do crescimento, os que regulam a tireóide e hormônios que regulam o ciclo reprodutor feminino: O hormônio estimulante folicular ou FSHO hormônio luteinizante ou LH, Prolactina, entre outro que atuam em todo processo reprodutivo. 


Poque eu mudei a cor do hormônio Prolactina? 
É muito importante saber como esse hormônio age em nosso corpo, A ação da prolactina começa através de sua ligação a um receptor na membrana plasmática  Nenhum dos segundos mensageiros citoplasmático  conhecidos parece mediar a ação do hormônio. Foram descritos certos efeitos comportamentais da prolactina, incluindo inibição da  libido no ser humano. 
Prolactina - é um hormônio secretado pela adenoipófise que estimula a produção de leite pelas glândulas mamarias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia  causando nas mulheres alteração menstrual e infertilidade. No homem  gera impotência sexual por prejudicar a produção de testosterona e também o aumento das mamas (ginecomastia).
Ou seja a prolactina está presente no leite e em seus derivados por isso é importante para mulher que diminua o consumo de leite de sua dieta.


Bom, voltando ao assunto da menstruação agora vou explicar de maneira mais simples, para vocês entes, são muito processos, mas vou detalhar o básico.
O começo do ciclo se dá quando a hipófise libera o FSH, fazendo com que o ovário estimule o amadurecimento de um óvulo. Nisso, o ovário aumenta o nível da progesterona, que faz com que o útero engrosse sua camada interna o endométrio preparando-o para uma possível fecundação. Isso ocorre 14 dias antes do sangramento (menstruação).
Logo em seguida, o ovário libera um óvulo: se em torno de 24 horas não houver fecundação, esse óvulo “morre” e fica na trompa, onde é absorvido pelo organismo.


entenda agora como funciona o seu ciclo menstrual.


Agora um pouco sobre aqueles dias pavorosos que antecedem a nossa menstruação. 




Também conhecida como, Síndrome Pré Menstrual devido o conjunto de sintomas que temos como por exemplo: Tensão nervosa, irritabilidade e ansiedade, temos também alguns outros sintomas que incluem, alterações no sono e no apetite, humor deprimido, edema no corpo e o mais chato que é a dor na mama.


*Curiosidade
Se fizermos uma conta curiosa veremos que: "a menstruação começa por volta dos 12 a 13 anos de idade e termina por volta do 50 anos, mesmo descontando 2 anos sem menstruação de mulheres que tiverem 2 filhos ao longo da vida, contando com o período de amamentação teremos cerca de 450 ciclos menstruais na fase fértil, se considerarmos que os sintomas da "SPM" duram em torno de 6 a 7 dias fechamos a nossa conta com quase 3000 dias de sintomas, ou seja as mulheres com SPM passam mais de 10% da sua vida com sintomas" é muita coisa vocês não acham? Levando em consideração alguns fatores como Mulheres que tem a primeira menstruação 4 anos mais cedo do que o previsto, tem menos filhos, e períodos de aleitamento materno mais curto e a menopausa mais tardiamente tudo isso leva a mulher moderna a ter mais ciclos menstruais.  


Calma que tudo isso tem tratamento!!!
Hoje em dia temos diversas formas de tratar a TPM, estratégias medicamentosa é o que não falta (não vou entrar em detalhes porque essa não é a minha área).
Além disso medidas comportamental são muito bem vindas como por exemplo: mudança nos hábitos alimentares temos a recomendação de reduzir as calorias e fracionamento da dieta, isso é recomendado, devido os alimentos conterem substâncias que podem aumentar as cólicas e o mau estar nas mulheres em fase pré menstrual.
A realização de atividade física, como o Pilates é uma ótima opção, e a parte que eu mais gosto que são as técnicas de relaxamento que tem um ótimo resultado em casos de TPM.




    





Nenhum comentário:

Postar um comentário